Friday 21 March 2008

De um homem sozinho na hora do fecho de um pub

Barcelona, Março de 2008. Fotografia de K.

Debruças-te no balcão quando os demais já se foram, e não vês a cara séria do barman que fecha o sítio lentamente. Não foste capaz de incendiar a vida, de vivê-la e reduzi-la a cinzas, e escolher os caminhos sem medo. Os teus lábios estão selados para o mundo e só se entreabrem para sorver o último whisky. Não mais te levantaste cantarolando velhas melodias irlandesas, como aquela do marinheiro bêbado que cantavam os jovens da mesa do fundo horas antes. No teu âmago afogam-se as baladas e canções do mar, extraídas dos velhos cancioneiros celtas, já esquecidas entre o whisky ambarino e o desânimo dos dias. Talvez vagueies pelos caminhos encharcados do Inverno, pelas alamedas que levavam à praça da tua aldeia, onde as raparigas outrora desejavam o teu coração de cotovia. Agora o teu coração bate devagar, separado da madeira do balcão pelo couro do casaco, e nele te debruças com aquela mesma melodia irlandesa no pensamento. Os olhos arrogantes do barman pousam de novo sobre ti e perguntam-se “que vamos fazer com o marinheiro bêbado?”. Mas já longe ia ele, perdido noutras marés, com a cabeça apoiada no balcão dos sonhos e toda a obliquidade da luz reflectida nos cabelos grisalhos.

10 comments:

Cecilia A.E said...

corazones vagabundos...
um beijo, k.
.c.

Anonymous said...

Tão bonito. A vida que passa entre pedaços de tempo que ninguém observa, que jaz quase esquecida, até que palavras como as tuas lhe dão cor.

Mindericus Vulgaris said...

www.PNEThomem + www.PNETmulher.pt + www.PNETimagens.pt

Anonymous said...

obrigada pela visita. que a viagem continue por estes lados.

musqueteira said...

viva K... sem medo de percorrer o caminho que nos leva a cruzar a vida!

intruso said...

dias e diálogos e noites e bares...
selados.

[belíssima escrita]

abraço

susemad said...

Uma bonita história solitária!

Thiago said...

Quantas vezes caminhamos por essas ruas como o nosso marinheiro...?

obrigado por passares pelo meu eu...dentro de pouco tempo voltarei a estar mais presente...aguardo as tuas novas visitas...

fins ara!!

Anonymous said...

gostei muito de entrar nesta cidade prodigiosa. adorei ler *

nikita said...

:)